Como (não) ser uma donzela em perigo

Na ultima reformulação do blog revisei todos os posts. Algo que me irrita é que eu sempre acho um erro, então estou sempre indo do primeiro ao último post do blog... é muito cansativo! E relendo mais uma vez o conteúdo, que é em grande parte resenhas de livros, percebi que a coisa que mais me irrita na literatura não são os triângulos amorosos, nem as mortes gratuitas, nem a péssima qualidade de continuações. O que mais me irrita são as protagonistas que insistem em se fazer de vítimas, insistem em sentar no chão e chorar quando deveriam lutar, são as donzelas em perigo!

No mundo de hoje não existe espaço para esse tipo de "mocinha". Vivemos uma cobrança constante de sermos perfeitas, superar nossas limitações, de estar sempre sorrindo e sendo simpáticas. Inclusive na hora de ser adulta o que não dá é pra ser uma donzela chorona. Na nossa sociedade onde as mulheres até hoje precisam ralar mais que todos e ainda ganham menos que os homens, se começarmos a chorar vamos criar uma enchente (que nem em Alice!).

O ponto é, para não ser uma donzela em perigo precisamos sim ter atitude, amor próprio, precisamos cuidar da saúde mental e física. E, acima de tudo, fugir do perigo que é depositar toda a nossa felicidade em uma pessoa só. Eu sou romântica, quero me casar e ter uma grande família mas faço de tudo para ser feliz sem focar apenas na minha vida amorosa. Estou solteira e feliz. Quando eu não estiver mais solteira vou continuar feliz, por sim ter encontrado um cara legal, mas também por toooodas as outras coisas que são maravilhosas em minha vida.

Mulheres inseguras e dependentes não funcionam nem na ficção, ainda mais na vida real, não rola né. Claro que chorar e ser salva de vez em quando é ótimo, mas vamos ser quem consola e quem salva também. Vamos ser heroínas para estar com heróis e se o perigo vier... digo por mim que é bom qualquer ameça se cuidar!

Ana Marques

2 comentários: