Top 5 - Dia do Leitor

Ahh! Como eu amo esse livrinho da foto. Ganhei de aniversário e reúne várias frases do autor de O Pequeno Príncipe (quando resenhar vou falar sobre esse também). Mas o que isso tem a ver com o nosso dia? O dia do leitor? Bom tudo né. Como hoje é o nosso dia vou dar cinco dicas de livros que um verdadeiro leitor não deve deixar de procurar (na minha opinião, claro).

1 - O Pequeno Príncipe 
É um clássico e pra mim um dos melhores livros. Ele fala sobre amor, perdão, amizade e responsabilidade. Tudo de uma forma tão leve, tão sensível que não tem como não amar. 

2 - As crônicas de Nárnia
Outro clássico que eu sempre indico. É, também, uma estória de amizade, luta, honestidade, fé... Os personagens são incríveis e todo o universo que o autor cria é tão bem escrito que durante a leitura dá até pra acreditar que estamos mesmo em Nárnia.

3 -  Os Sofrimentos do Jovem Werther
Outro clássico... mas não tem como negar, é um dos meus livros favoritos e eu realmente sofri junto com o Werther. Foi um percussor do romancismo na literatura e muitas pessoas foram influenciadas (as vezes não tão positivamente) por ele.

4 - A menia que roubava livros 
Um mais atual mas que pra mim tem tanto valor quanto os outros. Acho que tenho uma tendência pra gostar de livros que destacam o valor da amizade, da honestidade e do amor, e a estória da Liesel é exatamente isso. Tem também todo o contexto histórico no qual o livro é ambientado e mesmo tendo tantos livros sobre segunda guerra esse é o único que eu conheço que fala sobre como muitos alemães também foram vítimas do seu líder. 

5 - Toda Poesia 
E no meio de tantos estilos diferentes não poderia faltar um de poesia. Eu confesso que tenho muita dificuldade em concluir livros assim, mas o Leminski com certeza soube escrever de uma forma que me prendeu até o fim. Um trecho: 
"Escrevo porque amanhece. E as estrelas lá no céu, lembram letras no papel, quando o poema me anoitece."
 Enfim, é isso. Vou resenhar logo, logo todos esses livros aqui mas enquanto isso boas leituras, e... feliz dia do leitor.

Ana Marques

4 comentários:

  1. Feliz dia do leitor(agora ja atrasado)!!
    Dos seus escolhidos só li O pequeno principe e A menina que roubava livros, ambos maravilhosos
    Adorei esse quote "Escrevo porque amanhece. E as estrelas lá no céu, lembram letras no papel, quando o poema me anoitece." Muito, muito bonito e me identifiquei demais
    Adorei o post
    xoxox

    wesaysomething.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindo esse trecho né? O Leminski realmente sabia escrever de uma forma que traduz muito bem o que agente sente, impossível não se identificar.

      Excluir
  2. Olá!
    Feliz dia do leitor (atrasado) para você, haha!
    Esse livro da foto parece lindo, qual é o nome dele? Fiquei interessada pois adoro O Pequeno Príncipe. Também adoro Nárnia (na verdade, queria morar em Nárnia!!!) e A Menina que Roubava Livros é muito bom. Ótimas indicações!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também amaria morar em Nárnia!
      O link do livrinho http://www.skoob.com.br/livro/335444
      ele é mais uma edição pra presentear, mesmo quem não conhece o autor, porque é uma seleção com as melhores frases dele, tanto do Pequeno Príncipe, quando dos outros livros. Mais é uma gracinha.

      Excluir