Clube do Livro | Eleanor & Park

Imagem: Reprodução
Segundo minha conta no skoob, já li 259 livros na vida. Estimo que o número correto esteja por volta de 265, tanto pela minha memória que não é confiável, quanto pelo número de livros independentes que não estão catalogados por lá. Esse número me parece pouco, mas supera e muito a média de leituras das "pessoas normais". O ponto é: já li tanta coisa que nem consigo me lembrar da metade. É necessário um livro muito bom para ficar registrado. E cada um dos volumes Rainbow Rowell ficam grudados na minha memória.

Eleanor & Park não é meu favorito da autora, mas é uma obra espetacular. Fugindo do modelo de literatura enlatada que temos hoje, Rowell conta uma história com protagonistas completamente fora dos padrões. Eleanor não é magrinha, não tem o cabelo lisinho e não fica pensando apenas em garotos. Park não é atlético, não é 100% nobre e não é o tipo por quem as garotas suspiram. E esses dois podem ser espelhos para todos que já se sentiram excluídos e que pensaram que os problemas fossem grandes demais.

Park acredita que a melhor maneira de sobreviver ao ensino médio é fazer o possível para não ser notado. Eleanor chega a cidade, e mesmo tentando não chamar atenção, suas roupas diferentes, seu cabelo ruivo enrolado, torna impossível a tarefa de passar despercebida. O caminho dos dois se une quando, no ônibus escolar, o único lugar disponível para a novata (Eleanor) é ao lado de Park.

O relacionamento deles se desenvolve com naturalidade. A autora possuí um talento para tratar de assuntos complicados com sutileza. O único ponto negativo é que (em todos os livros que já li dela) Rowell deixa os finais muito abertos. Eu gosto da trama amarradinha e, mesmo gostando imensamente do livro, sinto falta de uma conclusão.

Eleanor & Park é uma leitura leve, mas que trata de assuntos profundos. O romance aqui é tão lindo quanto a capa. Recomendo, super vale a leitura. 

Ana Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário