Respeita meus 10 anos de blogueira!

Primeiro desenho do ano, bem blogueira.

Sim, queridos leitores fantasmas, estou completando dez anos na blogosfera. O meu primeiro blog, como de muitos, foi sobre moda e deve ter durado um mês. Eu chamo de pequena tragédia adolescente e, como é comum nesse gênero, foi algo passageiro e insignificante.

Mas, eu gostei deste espaço. Agora, eu já me conformei com a ideia de que eu não vou viver disso, meu blog não vai me garantir mimos ou abrir as portas para que eu publique meus livros. O meu blog é meu mundo de desabafo. Eu não entendo completamente a minha necessidade de deixar aqui meus quase segredos para qualquer um ver. Mas, é meio reconfortante pensar que estou dividindo algo, do conforto da minha cama, sem precisar olhar nos olhos de ninguém.

Mas, me irrita quando descobrem esse meu trabalho de uma década e desmerecem. Não é porque eu não tenho mais uma agenda de postagens, ou porque esse não é meu trabalho real oficial, que significa que é fácil. Eu demorei metade desses anos que passaram para ter coragem de divulgar o que eu escrevo. E eu tinha razão de temer! Eu nem sabia a diferença de mas e mais.

Hoje eu melhorei um pouquinho, mas não significa que ficou mais fácil. O hábito tornou o botão de publicar menos aterrorizante. Mas, ainda é um desafio. Falar a verdade é sempre um desafio.

Então aqui vai a verdade: eu amo cada texto mais ou menos que eu postei aqui. Eu amo olhar meu arquivo e relembrar cada momento que decidi registrar. É maravilhoso ver que eu cresci. É aterrador quando percebo que meus medos e angustias não mudaram muito com o tempo. Mas, o principal é que escrever aqui me salvou muitas vezes de muitas maneiras. E quando algo nos salva, não dá para minimizar sua importância em nossas vidas.

Ser blogueira me trouxe aqui em certo nível. É bom saber que cada passo do caminho ficou registrado.

Ana Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário